sexta-feira, 1 de maio de 2009

Inhotim: impressões e expectativas renovadas

Algum tempo atrás, me foi oferecida a oportunidade de visitar Inhotim e, confesso, cedi um tanto contrariada. Depois de uma estradinha desagradável, dei com a área de estacionamento que, por si só, já é o prenúncio de que algo especial está por vir. Mais uma ligeira caminhada e estava na entrada. E que entrada!

O ambiente de Inhotim é algo totalmente diferente, inesperado.... é, sem exageros, de tirar o fôlego. O que me chamou a atenção em um primeiro olhar foi o paisagismo: são cenários maravilhosos que se descortinam a cada curva do caminho. Conceitos de Burle Marx!




É impressionante a maneira com a qual arquitetura e arte estão integradas ao meio ambiente. Construções sobre lagos, galerias em meio a matas, formas que destacam o que há de melhor na natureza que se espalha sobre todo o parque.




Em relação às obras, foi Cildo Meireles que mais se destacou. Através traz uma sensação totalmente inusitada. Caminhar sobre vidro? Em uma situação cotidiana, jamais passaria pela nossa cabeça passar sobre os cacos do prato ou copo quebrado! Já Desvio para o vermelho, esta é literalmente capaz de mexer com a nossa cabeça. 




Resumindo: ao final da visita, o mal-humor tinha passado e a sensação era pura admiração. Um lugar desses no Brasil? E em Brumadinho?

Quando olho para trás, penso no quanto minha forma de ver as coisas mudou somente nestes últimos dois meses do curso de arquitetura. Os horizontes foram ampliados e os olhos passaram a pousar sobre detalhes que antes nunca seriam notados. Agora as expectativas nessa nova visita são outras. Não se trata somente de admiração, mas inspiração e estímulo para novas idéias e projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário