sábado, 2 de maio de 2009

Resenha - "Design: obstáculo para a remoção de obstáculos?"

No texto “Design: obstáculo para a remoção de obstáculos?”, publicado em 1988, o filósofo tcheco, naturalizado brasileiro, Vilém Flusser faz uma reflexão do objeto com base em todas as suas contradições e dualidades.

A contradição primeira consiste no fato de que um objeto é um obstáculo projetado para remover outros objetos ou obstáculos. Entretanto, como forma de ir além dessa contradição, é apresentada a visão da dualidade que o objeto possui: o lado problemático, de ser obstáculo, e o lado dialógico, de mediar as relações entre os homens.

A partir da visão do objeto, surge a ampliação do processo criativo que, por sua vez, também é perpassado por essa lógica. A criação de um objeto envolve dois pontos básicos: o design e as relações. Atualmente, o design, de caráter objetivo, tem sido quase que o centro de todo o processo criativo, resultando, segundo Flusser, no encolhimento do “espaço da liberdade na cultura”. Quanto às relações, estas correspondem ao aspecto intersubjetivo, e têm como consequencia a expansão da liberdade.

Uma vez considerada a criação do objeto, é necessário considerar também seu descarte. Esse processo traz consigo a consciência da efemeridade das formas e de como uma criação responsável pode trazer menos obstáculos e mais mediadores de homens.

O texto de Flusser transmite ao leitor a importância de uma criação responsável, do pensar nas implicações subjetivas, ainda que não seja possível supô-las em sua totalidade, pois caberá não ao criador, mas sim ao usuário encontrar novas e dantes impensadas relações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário