segunda-feira, 23 de março de 2009

Complexo Arquitetônico da Pampulha


O Complexo Arquitetônico da Pampulha é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Rompeu com as linhas retas e conservadoras da década de 40, introduzindo as curvas arrojadas do Modernismo. Nas palavras de Flávio  Lemos Carsalade, diretor da Escola de Arquitetura da UFMG, "a Pampulha significa a maturidade e a modernidade da arquitetura do Brasil. Influenciou até mesmo os pioneiros , modificando o jeito de fazer arquitetura."

Apesar de ser hoje uma referência mundial como símbolo da arquitetura modernista, a Pampulha também foi alvo de inúmeras controvérsias. Arquitetos funcionalistas questionaram o porquê das curvas da marquise da Casa do Baile e a Igreja não permitiu, por muitos anos, a consagração da capela devido à forma nada ortodoxa da construção e ao painel de Portinari onde se vê um cachorro representando um lobo junto à São Francisco de Assis.

Photoshop

Para a matéria de Plástica e Expressão Gráfica, foi pedido uma imagem que trabalhasse com o Complexo Arquitetônico da Pampulha em escalas diferentes. No caso, foi utilizada um a escala do croqui da Casa do Baile de Niemeyer, a visão mais distanciada do antigo Cassino e atual Museu de Arte, e a perspectiva de passantes em relação à Casa do Baile e à Igreja de São Francisco de Assis. Em relação às imagens, algumas sofreram alterações nas cores, brilho, contraste, e opacidade, mas todas tiveram suas dimensões transformadas.

Referências:

http://pt.wikipedia.org
http://bhnoticias.spaces.live.com
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário